Exército Brasileiro divulga balanço da Operação Cronos I
O Exército Brasileiro encerrou no final do mês de junho a força tarefa da Operação Cronos, realizada em todo o território nacional. A atividade foi coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) e executada simultaneamente pelo Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC).
Durante os cinco dias de operação, de 21 a 25 de junho, 683 analistas dedicaram um esforço conjunto e simultâneo, com os objetivos de aumentar a produtividade do Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp), intensificar as atividades processuais, testar e analisar o desempenho do sistema e reduzir e aumentar a produtividade de processos.
A Operação Cronos teve como órgão central o Comando Logístico (COLOG) e a superintendência da DFPC, a partir do Centro de Operações de Produtos Controlados (COPCon) em Brasília, que fez todo o controle e monitoramento permanente, atuando 24 horas por dia e mantendo a capilaridade em todo o território nacional, por meio de ligação com os Centros de Operações de Produtos Controlados Regionais.
Nessa primeira fase da CRONOS, três serviços da DFPC para Pessoa Física foram priorizados: Concessão de Certificado de Registro (CR), autorização para aquisição de produtos controlados pelo Exército no mercado nacional e Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF).
A operação foi considera um sucesso, tendo sido alcançados todos os objetivos elencados, tanto no aspecto da gestão, quanto na melhoria contínua dos processos desenvolvidos por meio do SisGCorp. Como resultado do trabalho, mais de 24 mil processos foram finalizados durante esse período.
Todo esse trabalho faz parte do projeto da nova governança. A iniciativa tem provocado verdadeira transformação no SisFPC com mudanças significativas em seus pilares, resultando em um sistema moderno e eficaz, utilizando como modelo motivador, o lema: DFPC: Você pode confiar!