Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados comemora seu 39º aniversário
A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) completa hoje (20), seu 39º aniversário. Desde sua criação, ela tem desempenhado o importante trabalho de regulamentar, autorizar e fiscalizar o exercício das atividades de empresas e de pessoas físicas que lidam com Produtos Controlados pelo Exército (PCE), aprimorando a mobilização industrial e a qualidade da produção nacional, protegendo os interesses nacionais nas áreas econômicas, da defesa militar, da ordem interna e da segurança pública.
Importantes transformações ocorreram na DFPC nos últimos anos. Foram mudanças significativas em seus pilares, na estrutura organizacional, nos seus processos, na legislação que o regula, na gestão de seus recursos humanos. Sem esquecer ainda, da atuação da Diretoria na revisão da legislação do Decreto de Regulamentação de Produtos Controlados (PCE), com a participação de seus maiores interessados, os usuários.
Desafios e Mudanças
O maior desafio da nova governança foi transformar um sistema que foi concebido na era do Governo Getúlio Vargas para uma realidade do século XXI, com demandas inteiramente novas e complexas.
Aquele cenário mudou inteiramente nos últimos anos. A Sociedade tem exigido maior capacidade de fiscalização das atividades que foram incumbidas ao Exército Brasileiro. O número de usuários gerenciados aumentou expressivamente; a questão da segurança e do acesso aos produtos controlados tomou vulto importantíssimo; e cada vez mais tem aumentado a exigência por um rigoroso controle sobre os produtos fabricados no país, em prol da segurança demandada pela sociedade.
Modernização
Em se tratando de inovação, vale destacar o Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp), que consiste no projeto de automatização de processos e procedimentos rotineiros, mapeados e melhorados, para garantir padronização da execução do fluxo de trabalho, permitir a obtenção de informações que visem subsidiar decisões estratégicas e operacionais baseadas em uma nova governança, refletindo, assim, no emprego racionalizado de pessoas e mitigação de riscos associados.
Com pouco mais de um ano de existência, o SisGCorp já ultrapassou na primeira semana de setembro de 2021, a marca de meio milhão de processos tramitados eletronicamente.
Completando seu 39º ano, a DFPC tem a certeza de estar no rumo certo, desenvolvendo um novo conceito de qualidade para o SisFPC baseado em: processos automatizados, padronizados, previsíveis e tempestivos; fiscalização constante, eficiente e efetiva; e processo regulatório com participação social, transparência e análise criteriosa de seu impacto.
DFPC – Você pode confiar!